quarta-feira, 27 de junho de 2012

INTEGRANTE DO PROJETO PARTICIPA DE CONGRESSO INTERNACIONAL EM PORTUGAL

É com enorme satisfação que o Cinemas e Temas noticia que Luan Kugler, integrante do projeto e acadêmica de graduação em Letras pela UEPG, teve trabalho aprovado para apresentar no Congresso Internacional “Do Reino das Sombras – Figurações da Morte”, a ser realizado na cidade de Braga, Portugal, entre os dias 25 e 27 de outubro deste ano, numa promoção da Universidade Católica Portuguesa.
O trabalho, intitulado Metempsicose e o desígnio da alma após a morte: um diálogo intertextual entre Fédon de Platão e Morella de Edgar Allan Poe,  é resultado de seus estudos de iniciação científica (bolsista PIBIC, orientada pelo professor Fábio Augusto Steyer), em que estão presentes as relações entre Literatura, Cinema e Filosofia.
Parabéns e boa sorte, Luah!


CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DO EVENTO

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PRÓXIMA SEMANA TEM FILMES BASEADOS NA OBRA DE ANNE RICE

No sábado, dia 30/06, o Cinemas e Temas promove, dentro da programação dos “Diálogos entre literatura e cinema – edição 2012”, duas sessões comentadas de filmes baseados na obra literária de Anne Rice.
Às 9h30min o filme é “Entrevista Com o Vampiro” (EUA/1994), de Neil Jordan, com Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas compondo o elenco principal.


E às 13h30min será exibido “A Rainha dos Condenados” (EUA/2002), de Michael Rymer, com Stuart Towsend e Vincent Perez.


Os filmes são inspirados em três livros da escritora norte-americana: “Entrevista com o Vampiro”, “O Vampiro Lestat” e “A Rainha dos Condenados”, e as sessões podem ser consideradas como uma espécie de mini-curso sobre a relação entre as obras literárias e suas adaptações cinematográficas.
Será no campus central da UEPG, na sala B-108, o popular mini-auditório.
Comentários por Gisele Aparecida França, professora de Literatura na UEPG, Mestre em Literatura (Uniandrade) e diretora da Biblioteca Pública Municipal.
Não perca!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

COORDENADOR DO PROJETO FAZ PALESTRA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

Na manhã da última quinta-feira, dia 21 de junho, o professor Fábio Augusto Steyer proferiu palestra para as alunas do curso de Formação de Docentes do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, uma das escolas estaduais mais tradicionais de Ponta Grossa.
Uma platéia de cerca de 70 alunas e professoras da instituição assistiu à palestra intitulada "Cinema, Literatura e História", parte da programação do "Diálogos de Ponta", evento promovido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura.
Entre outros assuntos, o professor abordou os principais problemas que ocorrem na atualidade com relação à utilização do cinema como ferramenta pedagógica em sala de aula, em especial nas aulas de História e Literatura, utilizando como exemplo prático a análise dos filmes "Hércules" (1997), "Dom" (2003) e "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" (2003).



sexta-feira, 15 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PRÓXIMA SEMANA TEM SESSÃO DE "A PAIXÃO DE JACOBINA"

Na programação do ciclo "Livros & Filmes", parceria do Cinemas e Temas com a Faculdade SECAL, será realizada na próxima quinta-feira, dia 14, sessão do filme "A Paixão de Jacobina", de Fábio Barreto (Brasil/2002). Será às 19 horas. Desta vez, a sessão será no Cine-Teatro Ópera, sala B.
O filme é baseado no romance "Videiras de Cristal", de Luiz Antonio de Assis Brasil, um dos principais escritores brasileiros da atualidade que atuam na linha do romance histórico. Assis Brasil também foi um dos "descobridores" do dramaturgo Qorpo Santo, a partir da publicação de seu romance "Cães da Província", em 1986. O romance dá o título de Doutor em Letras ao autor e faz jus ao Prêmio Literário Nacional, do Instituto Nacional do Livro. Recebeu ainda o Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, em 2001, pelo romance "O Pintor de Retratos". 
"A Paixão de Jacobina", assim como "Videiras de Cristal", ficcionaliza um dos mais importantes episódios da história do Rio Grande do Sul.
Em 1871, na cidade de São Leopoldo, uma colônia de imigrantes alemães luta para sobreviver em uma região marcada pelos efeitos da Guerra do Paraguai. É lá que vive Jacobina Mentz (Letícia Spiller), líder de uma seita religiosa dissidente do protestantismo que é conhecida como "os Mucker". Jacobina tem visões e recebe mensagens que acredita serem de Jesus Cristo, passando então a cuidar dos pobres e desválidos. Com o passar do tempo a comunidade de seguidores dos Mucker aumenta cada vez mais, fazendo com que os líderes da sociedade local passem a discutir meios de anular o poder cada vez maior que Jacobina possui sobre a população.
Messianismo e conflitos políticos e sociais dão a tônica a este filme que é perfeito para o debate sobre as relações entre Cinema, Literatura e História. O filme foi dirigido por Fábio Barreto, indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro por "O Quatrilho", seu filme anterior, o que gerou enorme expectativa na época das filmagens de "Jacobina".
Comentários da sessão por Néia Hauer, integrante do Cinemas e Temas, professora da rede municipal de ensino de Ponta Grossa e pesquisadora das relações entre Literatura, Música e Cinema.
  



Abaixo, foto de Luiz Antonio de Assis Brasil e reprodução da capa de "Videiras de Cristal", em sua 1ª edição.

domingo, 3 de junho de 2012

BLOG CHEGA AOS 25 MIL ACESSOS COM ORIGEM EM MAIS DE 20 PAÍSES


Neste último mês de maio, o blog do Cinemas e Temas atingiu a marca de 25 mil acessos.

Embora, por razões óbvias, a esmagadora maioria destes acessos tenha sido feita no Brasil, chama atenção a significativa quantidade de pessoas de outros países que buscaram informações em nosso canal de divulgação do projeto.

A análise estatística da origem dos acessos revela que eles ocorreram em mais de 20 países, com destaque para Estados Unidos (944) , Portugal (662), Rússia (339), Alemanha (316), Holanda (151), Reino Unido (106), Ucrânia (91), Eslovênia (82) e Polônia (73). Também houve um bom número de acessos originários de países como França, Itália, Argentina, Uruguai, Venezuela, Paraguai, México, Irlanda, Chile e África do Sul.

FOTOS DA PARTICIPAÇÃO NA SEMANA DE LETRAS DA UFPR - 2012

Abaixo, algumas fotos da participação do professor Fábio Augusto Steyer e das alunas Néia Hauer, Luah Kugler e Karine Döll na Semana de Letras da UFPR 2012, em Curitiba.
Foi no dia 29 de maio, em sessão coordenada intitulada "Cinemas e Temas", na qual as graduandas em Letras apresentaram suas pesquisas individuais.






















sábado, 2 de junho de 2012

FOTOS DO CICLO "CINEMA E MÚSICA"

O ciclo de filmes "Cinema e Música" foi realizado entre os dias 31 de maio e 02 de junho.
Desta vez, atendemos um público total de cerca de 50 pessoas, considerando todas as sessões da mostra.
Um público pequeno se comparado às outras sessões de eventos como "Livros & Filmes" e "Diálogos entre literatura e cinema", realizadas neste ano de 2012.
Infelizmente o evento iniciou exatamente no dia em que os funcionários da empresa de ônibus que atende a cidade entraram em greve, praticamente paralisando Ponta Grossa. Na seqüência, a falta de água para mais de 60% da população do município e alguns problemas técnicos (na sincronia entre imagem e som) na aparelhagem do auditório (Sala B-108) nos obrigaram inclusive a cancelar algumas das sessões programadas.
Apesar dos percalços, fica a marca de uma programação de títulos marcantes para a história do cinema no que se refere às relações entre os filmes e a música, formas de expressão tão caras ao processo de sensibilização artística e humana das pessoas.

FOTOS: PHELLIP GRUBER.