quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ano 1



O Cinemas e Temas iniciou suas atividades durante o primeiro semestre de 2009, e neste tempo exibiu duas mostras de cinema – a morte e a mitologia no cinema, que receberam um grande número de acadêmicos da UEPG inscritos, além dos convidados para finalizar os ciclos com palestras. Um dos compromissos do projeto é desenvolver estudos relacionando o cinema e seus temas. Com isso, o coordenador Dr. Fábio Augusto Steyer e os acadêmicos extensionistas participaram de eventos da área de literatura apresentado trabalhos e publicando em ciclos e seminários universitários. Neste primeiro ano de estudos conseguimos apresentar trabalhos no CIEL, CELLIP, CONEX, Jornada de Estudos Científicos dos Campos Gerais e no 27º SEURS, ocorrido na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Inclusive, o Cinemas e Temas foi um dos projetos da Universidade Estadual de Ponta Grossa que foi agraciado com bolsas pela PROEX para participar do seminário no centro sul gaúcho. Esse evento foi uma das melhores experiências para o projeto, pois pela primeira vez pode levar os conhecimentos amplamente discutidos e vistos no ambiente universitário para a comunidade escolar do município de Santa Maria. A edição deste ano- Os Desafios da Interação Universidade e Escola cumpriram seus objetivos propiciando aos pesquisadores um contato corpo a corpo com o universo da escola.
Durante a apresentação, foi trabalhada a projeção de Vida Maria, uma animação em formato de curta metragem, que é uma das produções mais premiadas em festivais de cinema, ganhando prêmios inclusive na Espanha, Canadá e Estados Unidos. Com a presença de crianças e professores da rede pública do RS e SC o tema levantado pelo curta-metragem suscitou muitos questionamentos, enriquecendo o debate. Como saldo da participação no SEURS ficou o reconhecimento de muitos professores e alunos de outros cursos da própria UEPG que também participaram do debate em torno da proposta do Cinemas e Temas.
Certamente o primeiro ano de projeto foi encerrado de forma satisfatória para todos os participantes do Cinema e Temas.
Neste segundo ano, gostaríamos de contar com a presença de todos aqueles que participaram dos dois primeiros ciclos, pois além das próximas exibições de filmes sobre – Literatura Policial “Agatha Christie” e Hitchcock teremos novidades, aguardem.

Um grande ano para nós todos.

Equipe Cinemas e Temas.

(Trailer de Vida Maria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário