sexta-feira, 15 de julho de 2011

TRÊS FILMES

POR FÁBIO AUGUSTO STEYER

Depois do último Woody Allen (“Meia-Noite em Paris”) e de “Potiche – A Mulher Troféu” (excelente comédia com Catherine Deneuve, Fabrice Luchini e Gerard Depardieu), vistos semana passada em Porto Alegre, em tela grande, nesta assisti a três filmes em DVD, aqui em Ponta Grossa.
Obras sobre pequenos grandes dramas humanos, tratados, cinematograficamente falando, de modos totalmente diferentes.
Em “Inferno”, de Danis Tanovic, um embate de três maravilhosas interpretações: Emmanuelle Béart, Karin Viard e Marie Gilliain são três irmãs que crescem pensando que o pai é um criminoso. Cada uma, de seu jeito, é emocionalmente fracassada: uma é traída pelo marido, a outra ama um homem casado e a última não consegue ter relacionamento algum. Um filme frio, distante e ótimo, que mesmo com um final feliz consegue ser duro como pedra, digo, como boa parte do cinema francês!!! risos
O filme do meio é “Uma Amizade Sem Fronteiras”, história de um menino abandonado pelo pai que acaba fazendo uma bela amizade com um comerciante turco interpretado pelo veterano Omar Sharif. Um belo filme de François Dupeyron, nem frio nem melodramático demais.
E o mais emocionalmente arrebatador é “Sob a Mesma Lua”, melodramático (no bom sentido) como só os mexicanos sabem ser, com uma tocante história sobre um menino que foge do México para os Estados Unidos em busca da mãe, que trabalha como doméstica em casas de família. Um retrato bem interessante dos ilegais mexicanos nos EUA.
Três ótimos filmes. Três dramas humanos. Três maneiras de se fazer excelente cinema. A frieza dos franceses. O equilíbrio entre razão e emoção. O extravasar do melodrama.
Ótimas pedidas!
Fica aqui a dica...  






































Nenhum comentário:

Postar um comentário