quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PROGRAMA DO CURSO "A PRODUÇÃO FÍLMICA NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA"


 
A PRODUÇÃO FÍLMICA NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA

(Dias 28 de setembro)

 
Professora Arlene Sant’Anna

Mestre em Lingüística Geral e Semiótica pela Universidade de São Paulo (Conceito Capes 7). Professora de ensino superior há 23 anos na área de Linguística, Análise do Discurso, Estudo de Linguagens, Língua Portuguesa e Semiótica. Desenvolve estudos com os seguintes temas: Análise do discurso da Propaganda de prevenção às drogas, à aids, combate ao tabagismo. Estudo das linguagens na produção fílmica. Semiótica plástica. Redação publicitária. Construção e análise de marcas. Linguística Geral.




JUSTIFICATIVA: Utilizar a produção fílmica como objeto deste estudo é valer-se da arte cinematográfica como ideologia do estar no mundo em um processo de identificação do ser humano. A semiótica é uma teoria de significação que busca o sentido relacionado com o universo do ser humano em todas as instâncias sociais. Este estudo se fundamenta nas vertentes da semiótica – russa, americana e francesa - para explicar a construção das relações e significações tendo como ponto de partida as aberturas de Saramandaia e Amor à Vida, assim como filmes notadamente conhecidos tais como os filmes Cidade dos Anjos e Tróia. Este curso vai identificar e discutir as relações significativas das linguagens (enfoque de câmera, movimentação, sonoridade, cores, iluminação etc.) e signos que colaboram na produção de efeitos de sentido de realidade de uma produção fílmica. Este estudo favorece, sobremaneira, o aumento da percepção da multiplicidade de signos relacionados aos textos fílmicos, por isso é recomendado para acadêmicos de Letras, Comunicação, Desenho Industrial, Artes, afins, comunidade local.

DURAÇÃO: 08 horas

PÚBLICO: Profissionais e acadêmicos de Letras, Comunicação Social, Artes, Desenho Industrial e áreas afins
 
CONTEÚDO

      n      Cinema como sistema

n      Base semiótica: russa, americana e francesa

n      Texto sincrético e linguagens

n      Sonoridade e catarse - unitária, binária e mista

n      Cores

n      Iluminação

n      Ângulos

n      Enquadramento

n      Movimentação

n      Níveis da cultura

n      Os signos

n      Marcação de cenas

n      Bibliografia


FILMOGRAFIA

·         Abertura de Saramandaia e Amor à vida (2013)

·         Amor maior que a vida (1999)

·         Amor além da vida (1998)

·         AI- Inteligência Artificial (2001)

·         O amigo oculto (2005)

·         Beijos Que Matam (1997)

·         Beleza americana (1999)

·         A cela (2000)

·         Cidade dos Anjos (1998)

·         Dragão vermelho (2002)

·         Efeito borboleta (2004)

·         E.T., O extraterrestre (1982)

·         Gladiador (2000)

·         Hackers - Piratas de Computador(1995)

·         Silêncio dos inocentes (1991)

·         Sociedade dos poetas mortos (1989)

·         Sleepers A vingança adormecida (1996)

·         Seven- Os sete crimes capitais (1995)

·         Tróia (2004)

 
 BIBLIOGRAFIA

 n      BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo, Ática, 1997.

n      CASETTI, Francesco, CHIO, Federico di.  Como Analizar Un Film . Barcelona: Ediciones Paidós, 1991.

n      CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain Dicionário de Símbolos. Ed. José Olympio, São Paulo, 1989

n      DUCROT, Oswald & TODOROV, Tzvetan. Dicionário Enciclopédico das ciências da linguagem. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001.

n      LOTMAN, Yuri.  Estética e Semiótica do Cinema . Lisboa: Estampa, 1978.

n      MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica.  Belo Horizonte: Ed.Brasiliense, São Paulo, 2003.

n      METZ, Christian. Linguagem e Cinema. Ed. Perspectiva, São Paulo, 1980

n      RECTOR, Mônica & NEIVA, Eduardo. Comunicação na Era Pós-Moderna. Ed. Vozes, São Paulo ,1997.

n      SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada. Ed. Thomson, São Paulo, 2002.

 

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