quinta-feira, 27 de julho de 2017

"CINEMAS E TEMAS" ORGANIZA A MOSTRA DE FILMES DO XVII ENPLEE

De 21 a 25 de agosto de 2017.
Local: Sala B-108, campus central da UEPG.
Horário: Das 17 às 19 horas.
Participação gratuita.
Parceria do evento com o projeto de extensão “Cinemas e Temas”.
Coordenação:
Prof. Dr. Fábio Augusto Steyer.
Equipe (listar monitores do evento e equipe Cinemas e Temas)
Equipe Cinemas e Temas
Acadêmicas: Camila Ienke (Letras/Português/Inglês), Isadorah Cardoso de Bem (Letras/Português/Francês),  Kannanda Domingues (Artes Visuais), Léia dos Santos (Letras/Português/Inglês), Maíra Orso (Jornalismo), Nadine Jean de Siqueira (Letras/Português/Espanhol.

21/08
A CRIADA
(Chile/México/2009)
De Sebastián Silva.
Sinopse: Raquel (Catalina Saavedra) trabalha como empregada doméstica e babá em uma família chilena há 23 anos. Ela é aceita como "parte da família", mas ainda mora no quarto dos fundos e faz suas refeições separada dos moradores da casa. Com a intimidade que se desenvolveu ao longo das décadas, Raquel não hesita em criticar atitudes dos donos da casa e dos filhos destes, o que acaba gerando problemas com a filha adolescente. Quando os conflitos aumentam, a mãe descarta a possibilidade de demitir a empregada, preferindo contratar uma segunda ajudante, muito mais nova do que a primeira. Percebendo a diminuição de sua influência dentro do lar, Raquel fará de tudo para se impor contra a nova garota contratada. (Fonte: Adoro Cinema).
Responsável pela sessão: Larissa Natalia Silva/Brasil/Acadêmica de Letras Português/Espanhol pela UEPG.

22/08
IXCANUL
(Guatemala/França/2015)
De Jayro Bustamante.
María (María Mercedes Croy), uma jovem maia de 17 anos que vive em uma plantação de café com seus pais, já tem seu destino traçado: um casamento arranjado com o qual ela não concorda, mas não pode escapar. Ela acaba se encantando por Pepe (Marvin Coroy), um jovem que a conquista com planos de fugir para os Estados Unidos e começar vida nova. Até que, um dia, ele some, deixando a jovem grávida e sozinha. Quando sofre complicações na gravidez, Maria é levada para um hospital na cidade, onde ela finalmente tem contato com o mundo moderno que sempre sonhou conhecer. Mas, no fim, esse sonho pode se tornar um chocante pesadelo. (Fonte: Adoro Cinema).
Responsável pela sessão: Luján Méndez Bauer/Guatemala/Mestranda em Odontologia pela UEPG.

23/08
EL CAMPO
(Argentina/Itália/França/2011).
De Hernán Belón.
Sinopse: Um filme intimista que conta a história de Elisa (Dolores Fonzi), uma jovem de 38 anos, e seu esposo Santiago (Leonardo Sbaraglia), que junto com sua pequena filha decidem ficar um tempo longe da cidade. Ali Elisa começa a sentir algo estranho, uma presença na casa de campo, e nada mais será como antes. Isso abala sua vida, até então considerada perfeita. Seleção oficial do Festival de Veneza (2011). (Fonte: http://www.escribiendocine.com)
Responsável pela sessão: Equipe Cinemas e Temas. Coordenação: Fábio Augusto Steyer/Brasil/Professor do DEEL/UEPG.

24/08
HAMACA PARAGUAYA
(Paraguai/Argentina/Espanha/2007)
De Paz Encina.
Sinopse: 14 de junho de 1935. Em um local isolado, em meio à relva paraguaia, um casal de camponeses, Candida (Georgina Genes) e Ramon (Ramon Del Rio), espera pela volta de seu filho, que foi para a guerra. O pai enfrenta a situação com otimismo, enquanto a mãe está convencida de que seu filho está morto. Em sua pacata rotina - ele envolvido na colheita da cana e ela nos afazeres domésticos - os dois também esperam pela chuva e por um futuro melhor, que parece nunca chegar. (Fonte: Adoro Cinema).
Responsável pela sessão: Daniela Tondini/Paraguai/Acadêmica de Letras Português/Espanhol na UEPG.


25/08
HIJA DE LA LAGUNA
(Peru/2015)
De Ernesto Cabellos Damián.
Sinopse: Nélida, uma mulher andina que fala com os espíritos da água, junta suas forças para enfrentar uma mineradora que ameaça destruir a lagoa que ela considera sua mãe. Debaixo das águas da lagoa de Nélida há um depósito de ouro que ameaça os camponeses que temem ficar sem água devido à ação da empresa mineradora de ouro mais poderosa da América do Sul. (Fonte: Site oficial do filme: http://hijadelalaguna.pe/).
Responsável pela sessão: Victor Ricardo Romero/Peru/Mestrando em Estudos da Linguagem pela UEPG.




“CINEMAS E TEMAS” EXIBE O FILME INGLÊS “EU, DANIEL BLAKE”

Dando continuidade ao ciclo “Panorama do Cinema Mundial”, edição 2017, o projeto de extensão “Cinemas e Temas” exibe o filme inglês “Eu, Daniel Blake” (2016), dirigido por Ken Loach, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes (2016). Será no dia 10 de agosto, quinta, às 19h30, na sala B-108, campus central da UEPG. A participação é gratuita e haverá emissão de certificados de 04 horas pela PROEX/UEPG. Em tempos de reforma trabalhista e previdenciária este é um filme fundamental para o debate a respeito do tema. O enredo: após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la. (Fonte: Adoro Cinema). A coordenação do projeto “Cinemas e Temas” é do professor Fábio Augusto Steyer, do Departamento de Estudos da Linguagem.

“CINEMAS E TEMAS” EXIBE O FILME ARGENTINO “O CIDADÃO ILUSTRE”

Dando continuidade ao ciclo “O Cinema Fala Espanhol”, edição 2017, o projeto de extensão “Cinemas e Temas” exibe o filme argentino “O Cidadão Ilustre” (2016), dirigido por Mariano Cohn e Gastón Duprat. Será no dia 10 de agosto, quinta, às 17 horas, na sala B-108, campus central da UEPG. A participação é gratuita e haverá emissão de certificados de 04 horas pela PROEX/UEPG. Representante argentino ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2016, o filme recebeu diversos prêmios em festivais internacionais de cinema, entre eles o de Veneza. Também fez parte da seleção oficial dos festivais do Rio e Toronto. A história é sobre Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, que volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade - um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local. (Fonte: Adoro Cinema). A coordenação do projeto “Cinemas e Temas” é do professor Fábio Augusto Steyer, do Departamento de Estudos da Linguagem.