quinta-feira, 27 de julho de 2017

"CINEMAS E TEMAS" ORGANIZA A MOSTRA DE FILMES DO XVII ENPLEE

De 21 a 25 de agosto de 2017.
Local: Sala B-108, campus central da UEPG.
Horário: Das 17 às 19 horas.
Participação gratuita.
Parceria do evento com o projeto de extensão “Cinemas e Temas”.
Coordenação:
Prof. Dr. Fábio Augusto Steyer.
Equipe (listar monitores do evento e equipe Cinemas e Temas)
Equipe Cinemas e Temas
Acadêmicas: Camila Ienke (Letras/Português/Inglês), Isadorah Cardoso de Bem (Letras/Português/Francês),  Kannanda Domingues (Artes Visuais), Léia dos Santos (Letras/Português/Inglês), Maíra Orso (Jornalismo), Nadine Jean de Siqueira (Letras/Português/Espanhol.

21/08
A CRIADA
(Chile/México/2009)
De Sebastián Silva.
Sinopse: Raquel (Catalina Saavedra) trabalha como empregada doméstica e babá em uma família chilena há 23 anos. Ela é aceita como "parte da família", mas ainda mora no quarto dos fundos e faz suas refeições separada dos moradores da casa. Com a intimidade que se desenvolveu ao longo das décadas, Raquel não hesita em criticar atitudes dos donos da casa e dos filhos destes, o que acaba gerando problemas com a filha adolescente. Quando os conflitos aumentam, a mãe descarta a possibilidade de demitir a empregada, preferindo contratar uma segunda ajudante, muito mais nova do que a primeira. Percebendo a diminuição de sua influência dentro do lar, Raquel fará de tudo para se impor contra a nova garota contratada. (Fonte: Adoro Cinema).
Responsável pela sessão: Larissa Natalia Silva/Brasil/Acadêmica de Letras Português/Espanhol pela UEPG.

22/08
IXCANUL
(Guatemala/França/2015)
De Jayro Bustamante.
María (María Mercedes Croy), uma jovem maia de 17 anos que vive em uma plantação de café com seus pais, já tem seu destino traçado: um casamento arranjado com o qual ela não concorda, mas não pode escapar. Ela acaba se encantando por Pepe (Marvin Coroy), um jovem que a conquista com planos de fugir para os Estados Unidos e começar vida nova. Até que, um dia, ele some, deixando a jovem grávida e sozinha. Quando sofre complicações na gravidez, Maria é levada para um hospital na cidade, onde ela finalmente tem contato com o mundo moderno que sempre sonhou conhecer. Mas, no fim, esse sonho pode se tornar um chocante pesadelo. (Fonte: Adoro Cinema).
Responsável pela sessão: Luján Méndez Bauer/Guatemala/Mestranda em Odontologia pela UEPG.

23/08
EL CAMPO
(Argentina/Itália/França/2011).
De Hernán Belón.
Sinopse: Um filme intimista que conta a história de Elisa (Dolores Fonzi), uma jovem de 38 anos, e seu esposo Santiago (Leonardo Sbaraglia), que junto com sua pequena filha decidem ficar um tempo longe da cidade. Ali Elisa começa a sentir algo estranho, uma presença na casa de campo, e nada mais será como antes. Isso abala sua vida, até então considerada perfeita. Seleção oficial do Festival de Veneza (2011). (Fonte: http://www.escribiendocine.com)
Responsável pela sessão: Equipe Cinemas e Temas. Coordenação: Fábio Augusto Steyer/Brasil/Professor do DEEL/UEPG.

24/08
HAMACA PARAGUAYA
(Paraguai/Argentina/Espanha/2007)
De Paz Encina.
Sinopse: 14 de junho de 1935. Em um local isolado, em meio à relva paraguaia, um casal de camponeses, Candida (Georgina Genes) e Ramon (Ramon Del Rio), espera pela volta de seu filho, que foi para a guerra. O pai enfrenta a situação com otimismo, enquanto a mãe está convencida de que seu filho está morto. Em sua pacata rotina - ele envolvido na colheita da cana e ela nos afazeres domésticos - os dois também esperam pela chuva e por um futuro melhor, que parece nunca chegar. (Fonte: Adoro Cinema).
Responsável pela sessão: Daniela Tondini/Paraguai/Acadêmica de Letras Português/Espanhol na UEPG.


25/08
HIJA DE LA LAGUNA
(Peru/2015)
De Ernesto Cabellos Damián.
Sinopse: Nélida, uma mulher andina que fala com os espíritos da água, junta suas forças para enfrentar uma mineradora que ameaça destruir a lagoa que ela considera sua mãe. Debaixo das águas da lagoa de Nélida há um depósito de ouro que ameaça os camponeses que temem ficar sem água devido à ação da empresa mineradora de ouro mais poderosa da América do Sul. (Fonte: Site oficial do filme: http://hijadelalaguna.pe/).
Responsável pela sessão: Victor Ricardo Romero/Peru/Mestrando em Estudos da Linguagem pela UEPG.




Nenhum comentário:

Postar um comentário