sexta-feira, 17 de julho de 2009

Proposta do Cinemas e Temas

Após uma médiametragem, o Blog do CINEMAS E TEMAS UEPG está disponibilizado na grande rede. Aqui você encontrará, além dos assuntos relacionados ao projeto, também, dicas de cinema em geral.


Seja bem vindo ao blog.
Equipe CINEMAS E TEMAS UEPG.





Desde sua invenção e consolidação como produto artístico, com linguagem e características próprias, e também midiático, o cinema vem adquirindo uma importância sociocultural cada vez maior em todo o mundo. As múltiplas possibilidades de relações entre o cinema e outras áreas de conhecimento têm se mostrado como oportunidades relevantes para estimular a reflexão e o pensamento crítico sobre os mais variados temas de nossa realidade, nos seus mais diversos aspectos. No entanto, pelas próprias características do mercado cinematográfico mundial, envolvidos aí os processos de produção, distribuição, exibição e recepção dos filmes, a Sétima Arte carece de reflexões mais aprofundadas e menos fragmentadas. Isso pode ser feito, por exemplo, através da análise em conjunto de obras que tratam dos mesmos temas ou de vários filmes do mesmo diretor ou ator, etc. A idéia deste projeto é justamente esta: reunir pessoas interessadas em discutir e analisar de forma mais aprofundada alguns temas e suas relações com o cinema. Isso será feito a partir da reflexão sobre alguns importantes filmes da história do cinema, exibidos em blocos temáticos, e de suas relações entre si e com outras obras, numa proposta interdisciplinar que contemple áreas próximas ao cinema, como Letras, Comunicação, História, Psicologia, etc. Desta forma, espera-se estimular a pesquisa e a reflexão sobre as relações entre o cinema e outras áreas de conhecimento, tanto em termos de temáticas quanto com relação às diferentes linguagens envolvidas.
Em princípio, cada ciclo temático será realizado no decorrer de um semestre, contemplando quatro sessões, sendo exibidos quatro filmes (um por mês). Em cada sessão, haverá uma apresentação do filme, feita pelo professor coordenador e pelos membros da equipe, e um debate entre os participantes, realizado após a exibição. Será fornecido certificado de 16 horas para os participantes de cada ciclo temático. Os blocos temáticos escolhidos foram os seguintes:
CINEMAS E TEMAS – MORTE (1º semestre de 2009) CINEMAS E TEMAS – MITOLOGIA GREGA (2º semestre de 2009) CINEMAS E TEMAS – LITERATURA POLICIAL – AGATHA CHRISTIE (1º semestre de 2010) CINEMAS E TEMAS - ALFRED HITCHCOCK (2º semestre de 2010).
O Projeto Cinemas e Temas é destinado aos alunos de graduação e pós-graduação em Letras, Jornalismo, História e áreas afins, além de interessados em geral. Serão quatro blocos temáticos (um por semestre), sendo oferecidas 35 vagas para cada ciclo de cinema, totalizando cerca de 140 pessoas atendidas.




Coordenador: Prof. Dr. Fábio Augusto Steyer.
fsteyer@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário