07, 14, 28 de maio
04 de junho.
08h30 às 12h30 e 14h às 18h.
Campus Central da UEPG - sala B-120
Certificação expedida pelas PROEX aos participantes.
Informações no DELET (Departamento de Letras Vernáculas) - Bloco B - Campus Central
A Produção fílmica: o estudo das linguagens
Professora Arlene Sant’Anna
OBJETIVOS: Identificar e averiguar as relações de significação entre as linguagens no texto
sincrético levando em conta a produção de efeitos de sentido.
JUSTIFICATIVA: Utilizar a produção fílmica como objeto deste estudo é valer-se da arte cinematográfica
como ideologia do estar no mundo em um processo de identificação do ser humano. A semiótica é uma teoria de significação que busca o sentido relacionado com o universo do ser humano em todas as instâncias sociais. Este estudo se fundamenta nas vertentes da semiótica – russa, americana e francesa - para explicar a construção das relações e significações tendo como ponto de partida os filmes Cidade dos Anjos e Tróia. Este curso vai identificar e discutir as relações significativas das linguagens (enfoque de câmera, movimentação, sonoridade, cores, iluminação etc.) e signos que colaboram na produção de efeitos de sentido de realidade de uma produção fílmica. Este estudo favorece, sobremaneira, o aumento da percepção da multiplicidade de signos relacionados aos textos fílmicos, por isso é recomendado para acadêmicos de Artes, Letras e afins.
DURAÇÃO: 30 horas
PÚBLICO: Profissionais e acadêmicos de Letras, Artes, Comunicação Social, Desenho
Industrial e áreas afins
* Sugestão: os inscritos assistam aos filmes Tróia e Cidade dos Anjos previamente
CONTEÚDO
Cinema como sistema
Base semiótica: russa, americana e francesa
Texto sincrético e linguagens
Sonoridade e catarse - unitária, binária e mista
Cores
Iluminação
Ângulos
Enquadramento
Movimentação
Níveis da cultura
Os signos
Marcação de cenas
Bibliografia
FILMOGRAFIA
Amor maior que a vida (1999)
Amor além da vida (1998)
AI- Inteligência Artificial (2001)
O amigo oculto (2005)
Beijos Que Matam (1997)
Beleza americana (1999)
A cela (2000)
Cidade dos Anjos (1998)
Dragão vermelho (2002)
Efeito borboleta (2004)
E.T., O extraterrestre (1982)
O exterminador do futuro (1994)
Gladiador (2000)
Hackers - Piratas de Computador(1995)
Silêncio dos inocentes (1991)
Sociedade dos poetas mortos (1989)
Sleepers A vingança adormecida (1996)
Sobre meninos e lobos (2003)
Seven- Os sete crimes capitais (1995)
Tróia (2004)
APOIO PEDAGÓGICO:Multimídia.
BIBLIOGRAFIA
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo, Ática, 1997.
CASETTI, Francesco, CHIO, Federico di. Como Analizar Un Film . Barcelona:
Ediciones Paidós, 1991.
CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain Dicionário de Símbolos. Ed. José
Olympio, São Paulo, 1989
DUCROT, Oswald & TODOROV, Tzvetan. Dicionário Enciclopédico das ciências
da linguagem. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001.
LOTMAN, Yuri. Estética e Semiótica do Cinema . Lisboa: Estampa, 1978.
MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. Belo Horizonte: Ed.Brasiliense,
São Paulo, 2003.
METZ, Christian. Linguagem e Cinema. Ed. Perspectiva, São Paulo, 1980
RECTOR, Mônica & NEIVA, Eduardo. Comunicação na Era Pós-Moderna. Ed.
Vozes, São Paulo ,1997.
SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada. Ed. Thomson, São Paulo, 2002.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi! Tenho muito interesse em participar, mas atualmente não faço nenhum dos cursos relacionados com o público alvo. Mesmo assi, posso me inscrever? Obrigado!
ResponderExcluir