quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CINEMAS E TEMAS INICIA ATIVIDADES NAS ESCOLAS DE PONTA GROSSA

Em 2012 o Cinemas e Temas pretende atuar de maneira mais intensa nas escolas de Ponta Grossa, através de um trabalho junto a professores e alunos, demonstrando a importância do cinema enquanto recurso pedagógico e também as peculiaridades de sua linguagem específica, enquanto meio de expressão.
Uma das primeiras experiências foi realizada pela acadêmica Rosenéia Hauer, que além de integrante do projeto também é professora da rede municipal de ensino. Para breve estão previstas atividades em escolas estaduais e particulares da cidade.



Pensar que criança só gosta de desenho animado é equivocado. O Projeto Cinemas e Temas, através da acadêmica Rosenéia Hauer, realizou a projeção do filme “Tapete Vermelho”, com Matheus Naschtergaele e Gorete Milagres, na Escola Municipal Dr. Carlos Ribeiro de Macedo, numa turma de 5ª série.
Quinzinho (Matheus Nachtergaele) mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme. (WWW. adorocinema.com.br)
A interpretação ímpar de Matheus Naschtergaele deixou as crianças com os olhos vidrados na obra cinematográfica. Após o filme, discutiram como gente grande assuntos como a variação lingüística, causos da roça, a paródia com o burrinho Policarpo, história do cinema brasileiro, falaram sobre Mazzaropi, as diferenças da vida do campo e da cidade.. E ainda tinha pipoca.
Rosenéia do Rocio Prestes Hauer
Membro do projeto Cinemas e Temas.




2 comentários:

  1. Minha sala de aula está disponível para vocês!

    ResponderExcluir
  2. Beleza! Manda, por favor, teu contato para fsteyer@uol.com.br, que estaremos aí!

    ResponderExcluir