quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FAVOR LER A ÍNTEGRA DA NOTA: SESSÃO DO PRÓXIMO SÁBADO ESTÁ CANCELADA


Caros participantes do evento “Diálogos entre literatura e cinema – edição 2012”.

Gostaríamos de informar que a sessão do filme “A Última Tempestade”, de Peter Greenaway, marcada para o próximo sábado, dia 25/08, está cancelada.

A Coordenação do projeto optou por cancelar a sessão devido ao impasse e à indecisão referentes à continuidade ou não da greve dos professores nas universidades estaduais do Paraná.

Até ontem (21/08), com a aprovação do reajuste dos professores na Assembléia Legislativa, tudo levava a crer que teríamos o final da greve. Mas a última notícia, de que o TCU-PR irá vetar o reajuste, deixou a situação indefinida.

Como os professores se reunirão em assembléia apenas amanhã, quinta (23), à tarde, e precisamos avisar os participantes do evento com um mínimo de antecedência, optou-se por cancelar a sessão.

Em contato com o Comando de Greve, a posição é de que “atividades de extensão, pesquisa e pós-graduação fazem parte das atividades institucionais, mesmo que envolvam financiamento e a comunidade externa à universidade, e assim sendo, todas  devem estar paralisadas”.

Nossa decisão, pois, está de acordo com a orientação do Comando de Greve, especialmente num momento em que a categoria dos professores precisa estar forte e unida em prol de seus objetivos e da qualidade da universidade pública paranaense.

Ressaltamos que a carga horária de certificação não será prejudicada, sendo mantidas as 40 horas previstas para os participantes com pelo menos 75% de freqüência, além da certificação proporcional às horas cursadas.

Atenciosamente, Coordenação do Cinemas e Temas.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

PROJETO PARTICIPA DE DOIS IMPORTANTES EVENTOS CIENTÍFICOS NAS PRÓXIMAS SEMANAS


O Coordenador do projeto, professor Fábio Augusto Steyer, estará apresentando trabalhos em dois importantes eventos científicos nas próximas duas semanas.

Entre os dias 29 e 31 de agosto ele estará em Curitiba participando da Conferência Regional IARTEM Brasil 2012, promoção da International Association for Research on Textbooks and Educational Media (IARTEM) em colaboração com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho apresentado será sobre o tema: "O CINEMA NAS AULAS DE LITERATURA E HISTÓRIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA".



Entre 3 e 5 de setembro, integrando comitiva da PROEX/UEPG, o professor vai participar do 30º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, na FURG, em Rio Grande - RS. O trabalho apresentado será sobre: "CINEMA, HISTÓRIA E ENSINO: UMA PROPOSTA DE EXERCÍCIO TEÓRICO-PRÁTICO".


Importante destacar que ambos os trabalhos estão relacionados diretamente com o projeto Cinemas e Temas e com a pesquisa continuada do professor na UEPG, intitulada "Cinema, Literatura e História".

sábado, 18 de agosto de 2012

EVENTO EM PALMEIRA LEVA MAIS DE 200 PESSOAS AO TEATRO MUNICIPAL


Foi um sucesso a Mostra de Filmes realizada pelo Cinemas e Temas em Palmeira.

Mais de 200 inscritos participaram do evento, que ocorreu entre os dias 13 e 17 de agosto, sempre às 19 horas, no Teatro Municipal.

A Mostra teve o apoio do Polo UAB de Palmeira (que contribuiu de forma significativa na organização, logística e divulgação)  e contou com a participação de um público composto basicamente por professores das redes municipal, estadual e particular de Palmeira e municípios vizinhos, além de alunos EAD da UAB e UFPR e comunidade em geral.

Através do evento o Cinemas e Temas cumpre o seu papel na formação cinematográfica de professores e alunos, além de levar atividades de extensão para além da cidade sede da UEPG, em outros municípios da região dos Campos Gerais.

Fica aqui o nosso agradecimento especial à Coordenação do Pólo UAB de Palmeira e às professoras Ione Maria Viatroski, Luciana Fontana e Marilda Gross, pois sem o seu fundamental apoio a Mostra não teria acontecido.

Esperamos que seja possível em breve realizar novas ações de extensão em Palmeira e em outras cidades de nossa região...

Veja algumas fotos abaixo...




Luciana Fontana, Fábio Augusto Steyer e Ione Maria Viatroski.
(Fotos: Luciana Fontana).

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PROJETO PROMOVE PALESTRAS FORMATIVAS SOBRE CINEMA NO COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA

Nesta semana, dias 16 e 17 de agosto (quinta e sexta), o coordenador do Cinemas e Temas, professor Fábio Augusto Steyer, esteve no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa, conversando sobre cinema com alunos do ensino médio da instituição.

Foram palestras formativas sobre linguagem cinematográfica e a relação dos filmes com as disciplinas de História e Literatura.
“É fundamental, no mundo de hoje, que alunos e professores saibam ‘ler’ as imagens”, afirmou o professor. Steyer disse ainda que “os filmes representam uma ferramenta pedagógica muito relevante, desde que bem utilizados em sala de aula”.

As palestras ocorreram no turno da manhã, na Sede Centro do colégio. Nas próximas semanas as atividades também serão desenvolvidas na Sede Auxiliadora.
A professora de História do Sagrada Família, Sabrina Souza, deverá utilizar as informações recebidas em suas aulas: “Vamos fazer um trabalho sobre Idade Média e trabalhar com filmes sobre o assunto”, declarou, lembrando ainda que neste ano um dos eventos mais tradicionais do colégio, o Fecundarte, terá como tema principal o cinema.

“Conhecer a ‘gramática’ do cinema é fundamental para compreendê-lo melhor e saber interpretar os filmes. Alguns alunos vieram me pedir ajuda sobre como trabalhar no Fecundarte com ‘O Pecado Mora ao Lado’ (clássico de Billy Wilder, com Marylin Monroe). Fiquei muito feliz em saber que um filme de 1955 está sendo visto por alunos do século XXI, em plena geração ‘Crepúsculo’”, afirmou Steyer.  

As palestras fazem parte de uma série de atividades do Cinemas e Temas que têm como objetivo principal a formação cinematográfica da comunidade acadêmica e escolar, além de interessados em geral.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

EVENTO DO PROJETO NA CIDADE DE PALMEIRA

Um dos objetivos do Cinemas e Temas, especialmente neste ano de 2012, tem sido desenvolver ações de extensão que oportunizem a formação cinematográfica de alunos e professores.
Isto é fundamental para que as pessoas ligadas à área de Educação possam "ler" os filmes de maneira adequada e aprofundada, ultrapassando a utilização deles como mero "complemento" das aulas.
Nesse sentido, a pedido de alguns professores PDE de Palmeira, estaremos realizando uma mostra de filmes na cidade, entre os dias 13 e 17 de agosto próximo.
O público-alvo são professores das redes estadual, municipal e particular de ensino de Palmeira e região, alunos EAD de diversas áreas da UEPG e UFPR e, claro, interessados em geral.
O evento é gratuito e terá certificação de 20 horas para os participantes, emitida pela PROEX/UEPG.
As sessões serão sempre às 19 horas, no Teatro Municipal.
Segue abaixo a programação:


13/08 – segunda – 19 horas
PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA
(EUA/2009)
De Lee Daniels.
Com Gabourey Sidibe e Mo’Nique.
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação. Baseado no romance “Push”, de Sapphire.
Comentadora:
CAROLINE WILT ARAÚJO
Mestranda em Letras pela UEPG. Integrante do projeto desde a graduação em Letras na UEPG, tem vários estudos sobre as relações entre o cinema e a temática da violência. Apresentou diversos trabalhos em eventos científicos e foi uma das organizadoras da mostra “Violência no Cinema”, realizada pelo projeto no 1º semestre de 2011, em Ponta Grossa.


14/08 – terça – 19 horas
PODEROSA AFRODITE
(EUA/1995)
De Woody Allen.
Com Mira Sorvino e Helena Bonham Carter.
Em Nova York, um casal adota um menino e com o tempo o pai adotivo (Woody Allen) decide saber quem é a sua mãe biológica do seu filho. Ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda (Mira Sorvino), que em filmes pornográficos usa o nome Judy Cum e que nem sabe quem é o pai do garoto. O pai adotivo decide então aconselhá-la a abandonar este tipo de vida. O filme é uma atualização de vários temas da mitologia grega, especialmente ligados à tragédia, para o mundo contemporâneo, o que exige do espectador um certo conhecimento do assunto para compreender as singulares piadas propostas pelo diretor.
Comentadora:
AMANDA ANTUNES MACHADO
Acadêmica de Letras na UEPG. Integrante do PIBID/UEPG, com trabalho voltado para a utilização do cinema em sala de aula, em especial na Escola Estadual Linda Bacila, em Ponta Grossa. Integrante do Cinemas e Temas, com vários filmes comentados e diversos trabalhos apresentados em eventos científicos. Admiradora e pesquisadora da obra de Woody Allen e da forma com que o diretor aborda os temas da cultura greco-romana em seus filmes.


15/08 – quarta – 19 horas
GREGÓRIO DE MATTOS
(Brasil/2003)
De Ana Carolina.
Com Waly Salomão e Marília Gabriela.
Em pleno século XVII surge na Bahia o poeta Gregório de Mattos (Waly Salomão), que com sua obra e vida trágicas anuncia o perfil tenso e dividido do povo brasileiro. Com sua produção literária o poeta cria situações desconfortáveis aos poderosos da época, que passam a combatê-lo até transformar sua vida em um verdadeiro inferno. Cinebiografia do poeta baiano, o filme apresenta uma estética inovadora e barroca de se fazer cinema sobre um dos principais autores do barroco brasileiro.
Comentador:
FÁBIO AUGUSTO STEYER
Professor de Literatura Brasileira na UEPG. Doutor em Literatura Brasileira (UFRGS). Mestre em História (PUCRS). Especialista em Cinema (PUCRS). Graduado em Letras, Comunicação Social/Jornalismo e História (todos pela PUCRS). Coordenador do projeto Cinemas e Temas.


16/08 – quinta – 19 horas
CONCERTO CAMPESTRE
(Brasil/2004)
De Henrique de Freitas Lima.
Com Antonio Abujamra, Samara Felippo e Leonardo Vieira.
O Major Eleutério Fontes (Antônio Abujamra) é um homem rico, tosco e cuja principal ocupação é a exploração das charqueadas, operadas por verdadeiros exércitos de escravos. A transcendência desta personagem acontece quando, num passeio por seus domínios, descobre dois índios guaranis executando uma obra sacra, música aprendida com os jesuítas nas reduções missioneiras. É então que este homem rude ouve música pela primeira vez e decide formar uma orquestra. A partir deste momento, sua vida jamais será a mesma. Baseado no romance de Luiz Antonio de Assis Brasil.
Comentadora:
NÉIA HAUER
Professora da rede municipal de ensino de Ponta Grossa. Acadêmica de Letras na UEPG e integrante do projeto Cinemas e Temas, tem vários estudos sobre as relações entre cinema, literatura, história e música. Apresentou diversos trabalhos em eventos científicos e foi uma das organizadoras da mostra “Música e Cinema”, realizada pelo projeto no 1º semestre de 2012, em Ponta Grossa.


17/08 – sexta – 19 horas
NENHUM A MENOS
(China/1999)
De Zhang Yimou.
Com Xiangsheng Shi.
Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o subsmais »tituir. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Minzhi, pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe), pouco mais pode fazer do que escrever texto no quadro e ensinar uma ou outra canção. Mal a jovem professora inicia sua função, uma pequena aluna é convidada a ingressar numa escola de desporto e, quase de imediato, Huike, uma das crianças mais difíceis de controlar nas aulas, é obrigado a ir trabalhar para a cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. Minzhi recusa-se a perder outro aluno. Adaptado por Shi Shiangsheng do seu livro- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Voto Popular na Mostra de Cinema de São Paulo (1999).
Comentadora:
SABRINA SILVA DE SOUZA.
Coordenadora da área de História da SEED/Núcleo de Ponta Grossa. Mestre em História (PUCRS). Professora de História na rede estadual de ensino do Paraná e no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa.