quinta-feira, 2 de agosto de 2012

EVENTO DO PROJETO NA CIDADE DE PALMEIRA

Um dos objetivos do Cinemas e Temas, especialmente neste ano de 2012, tem sido desenvolver ações de extensão que oportunizem a formação cinematográfica de alunos e professores.
Isto é fundamental para que as pessoas ligadas à área de Educação possam "ler" os filmes de maneira adequada e aprofundada, ultrapassando a utilização deles como mero "complemento" das aulas.
Nesse sentido, a pedido de alguns professores PDE de Palmeira, estaremos realizando uma mostra de filmes na cidade, entre os dias 13 e 17 de agosto próximo.
O público-alvo são professores das redes estadual, municipal e particular de ensino de Palmeira e região, alunos EAD de diversas áreas da UEPG e UFPR e, claro, interessados em geral.
O evento é gratuito e terá certificação de 20 horas para os participantes, emitida pela PROEX/UEPG.
As sessões serão sempre às 19 horas, no Teatro Municipal.
Segue abaixo a programação:


13/08 – segunda – 19 horas
PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA
(EUA/2009)
De Lee Daniels.
Com Gabourey Sidibe e Mo’Nique.
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação. Baseado no romance “Push”, de Sapphire.
Comentadora:
CAROLINE WILT ARAÚJO
Mestranda em Letras pela UEPG. Integrante do projeto desde a graduação em Letras na UEPG, tem vários estudos sobre as relações entre o cinema e a temática da violência. Apresentou diversos trabalhos em eventos científicos e foi uma das organizadoras da mostra “Violência no Cinema”, realizada pelo projeto no 1º semestre de 2011, em Ponta Grossa.


14/08 – terça – 19 horas
PODEROSA AFRODITE
(EUA/1995)
De Woody Allen.
Com Mira Sorvino e Helena Bonham Carter.
Em Nova York, um casal adota um menino e com o tempo o pai adotivo (Woody Allen) decide saber quem é a sua mãe biológica do seu filho. Ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda (Mira Sorvino), que em filmes pornográficos usa o nome Judy Cum e que nem sabe quem é o pai do garoto. O pai adotivo decide então aconselhá-la a abandonar este tipo de vida. O filme é uma atualização de vários temas da mitologia grega, especialmente ligados à tragédia, para o mundo contemporâneo, o que exige do espectador um certo conhecimento do assunto para compreender as singulares piadas propostas pelo diretor.
Comentadora:
AMANDA ANTUNES MACHADO
Acadêmica de Letras na UEPG. Integrante do PIBID/UEPG, com trabalho voltado para a utilização do cinema em sala de aula, em especial na Escola Estadual Linda Bacila, em Ponta Grossa. Integrante do Cinemas e Temas, com vários filmes comentados e diversos trabalhos apresentados em eventos científicos. Admiradora e pesquisadora da obra de Woody Allen e da forma com que o diretor aborda os temas da cultura greco-romana em seus filmes.


15/08 – quarta – 19 horas
GREGÓRIO DE MATTOS
(Brasil/2003)
De Ana Carolina.
Com Waly Salomão e Marília Gabriela.
Em pleno século XVII surge na Bahia o poeta Gregório de Mattos (Waly Salomão), que com sua obra e vida trágicas anuncia o perfil tenso e dividido do povo brasileiro. Com sua produção literária o poeta cria situações desconfortáveis aos poderosos da época, que passam a combatê-lo até transformar sua vida em um verdadeiro inferno. Cinebiografia do poeta baiano, o filme apresenta uma estética inovadora e barroca de se fazer cinema sobre um dos principais autores do barroco brasileiro.
Comentador:
FÁBIO AUGUSTO STEYER
Professor de Literatura Brasileira na UEPG. Doutor em Literatura Brasileira (UFRGS). Mestre em História (PUCRS). Especialista em Cinema (PUCRS). Graduado em Letras, Comunicação Social/Jornalismo e História (todos pela PUCRS). Coordenador do projeto Cinemas e Temas.


16/08 – quinta – 19 horas
CONCERTO CAMPESTRE
(Brasil/2004)
De Henrique de Freitas Lima.
Com Antonio Abujamra, Samara Felippo e Leonardo Vieira.
O Major Eleutério Fontes (Antônio Abujamra) é um homem rico, tosco e cuja principal ocupação é a exploração das charqueadas, operadas por verdadeiros exércitos de escravos. A transcendência desta personagem acontece quando, num passeio por seus domínios, descobre dois índios guaranis executando uma obra sacra, música aprendida com os jesuítas nas reduções missioneiras. É então que este homem rude ouve música pela primeira vez e decide formar uma orquestra. A partir deste momento, sua vida jamais será a mesma. Baseado no romance de Luiz Antonio de Assis Brasil.
Comentadora:
NÉIA HAUER
Professora da rede municipal de ensino de Ponta Grossa. Acadêmica de Letras na UEPG e integrante do projeto Cinemas e Temas, tem vários estudos sobre as relações entre cinema, literatura, história e música. Apresentou diversos trabalhos em eventos científicos e foi uma das organizadoras da mostra “Música e Cinema”, realizada pelo projeto no 1º semestre de 2012, em Ponta Grossa.


17/08 – sexta – 19 horas
NENHUM A MENOS
(China/1999)
De Zhang Yimou.
Com Xiangsheng Shi.
Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o subsmais »tituir. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Minzhi, pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe), pouco mais pode fazer do que escrever texto no quadro e ensinar uma ou outra canção. Mal a jovem professora inicia sua função, uma pequena aluna é convidada a ingressar numa escola de desporto e, quase de imediato, Huike, uma das crianças mais difíceis de controlar nas aulas, é obrigado a ir trabalhar para a cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. Minzhi recusa-se a perder outro aluno. Adaptado por Shi Shiangsheng do seu livro- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Voto Popular na Mostra de Cinema de São Paulo (1999).
Comentadora:
SABRINA SILVA DE SOUZA.
Coordenadora da área de História da SEED/Núcleo de Ponta Grossa. Mestre em História (PUCRS). Professora de História na rede estadual de ensino do Paraná e no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário