sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PROJETO PROMOVE PALESTRAS FORMATIVAS SOBRE CINEMA NO COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA

Nesta semana, dias 16 e 17 de agosto (quinta e sexta), o coordenador do Cinemas e Temas, professor Fábio Augusto Steyer, esteve no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa, conversando sobre cinema com alunos do ensino médio da instituição.

Foram palestras formativas sobre linguagem cinematográfica e a relação dos filmes com as disciplinas de História e Literatura.
“É fundamental, no mundo de hoje, que alunos e professores saibam ‘ler’ as imagens”, afirmou o professor. Steyer disse ainda que “os filmes representam uma ferramenta pedagógica muito relevante, desde que bem utilizados em sala de aula”.

As palestras ocorreram no turno da manhã, na Sede Centro do colégio. Nas próximas semanas as atividades também serão desenvolvidas na Sede Auxiliadora.
A professora de História do Sagrada Família, Sabrina Souza, deverá utilizar as informações recebidas em suas aulas: “Vamos fazer um trabalho sobre Idade Média e trabalhar com filmes sobre o assunto”, declarou, lembrando ainda que neste ano um dos eventos mais tradicionais do colégio, o Fecundarte, terá como tema principal o cinema.

“Conhecer a ‘gramática’ do cinema é fundamental para compreendê-lo melhor e saber interpretar os filmes. Alguns alunos vieram me pedir ajuda sobre como trabalhar no Fecundarte com ‘O Pecado Mora ao Lado’ (clássico de Billy Wilder, com Marylin Monroe). Fiquei muito feliz em saber que um filme de 1955 está sendo visto por alunos do século XXI, em plena geração ‘Crepúsculo’”, afirmou Steyer.  

As palestras fazem parte de uma série de atividades do Cinemas e Temas que têm como objetivo principal a formação cinematográfica da comunidade acadêmica e escolar, além de interessados em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário