sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Os Originais"

POR ISADORA ZEMGESKI



 


Comecemos este post com um exemplo, para, apenas depois, discorrermos sobre as conclusões cabíveis. Uso como exemplo Laranja Mecânica (A Clockwork Orange), obra de Anthony Burgess. Não, meus caros! Laranja Mecânica não é obra de Stanley Kubrick. Não se ofendam pensando que vos alcunho de parvos, o fato é que, realmente, o Laranja Mecânica que a maior parte das pessoas conhece é do filme britânico de Kubrick, estrelado por Malcolm McDowell em 1971. Poucos sabem também que houve uma adaptação da trama para um musical. Foi o filme que mais marcou a mente de todos.

Em pleno século XXI, 41 anos depois de sua produção, é tido como um clássico cinematográfico, um símbolo de cultura muito apreciado, inclusive, por toda uma geração que nem era nascida quando o filme foi feito. Há tribos adolescentes que adotaram a produção como ícone. A partir de então, Laranja Mecânica tornou-se febre, Alex DeLarge e seu estilo futurista, com um enorme cílio postiço no olho direito, um ídolo! Camisetas, bolsas, bótons e muito mais! A banda Sepultura lançou, em 2008, um álbum todo baseado na história. Moda!!!
Mas qual a origem de Laranja Mecânica? Voltemos ao ínício: "obra de Anthony Burgess". Quem foi Anthony Burgess??? Nascido na Inglaterra em 1917, formou-se em Inglês e foi professor até 1960 na Malásia, onde, então, começou a escrever. Sim, escritor! Laranja Mecânica foi uma extrapolação para o futuro das brigas de gangues que ele presenciou na sua terra natal ao voltar da Ásia. Um clássico da Literatura Cyberpunk ao lado de “1984” de George Orwell e “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley.
Entretanto a questão aqui não é o Laranja Mecânica, nem Kubrick, nem Burgess, nem o Cyberpunk. A questão aqui é que todo este frenesi não teve origem em nenhum outro campo se não no da literatura. E aqui chego ao meu ponto. Estão na literatura "Os Originais" de muitos filmes, modas, canções, seriados, influências, etcetera. Ou alguém sabe de algum livro baseado em um filme? Ou baseado em uma música? A literatura baseia-se na imaginação e vivências dos seus autores, ou então em fatos reais (ponto). É a partir da literatura que acontece todo o resto! Não digo que a música e o cinema dependem da literatura para existir, mas que fazem - e muito - o uso desta.





Por que é muito mais interessante, quando uma obra literária ganha sua versão cinematográfica, ler primeiro e assistir depois? Porque quando se lê, a imaginação cria os cenários - que ganham novos móveis, novas cores e tamanhos -, os personagens - que mudam de fisionomia e estilo -, e as cenas - que mudam de ângulo e contexto - conforme o autor narra. O leitor torna-se o diretor que desbrava um roteiro para encená-lo em sua mente. Quando se assiste a um filme, se condiciona a como o diretor deste imaginou a história. E, se somente depois o livro é lido, este fica preso a como o filme foi feito. E é por esta razão, meus bons e poucos amigos leitores, que vos digo: os livros são "Os Originais", a causa e a semente.



* Texto originalmente publicado no blog: www.thegoodquill.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário