quarta-feira, 28 de abril de 2010

UM BREVE OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DO CINEMA

POR MAYARA BUENO



Eu fiquei pensando muito sobre o que postar aqui... li alguns textos buscando algo interessante e tal. Até que um dia, visitando o blog como uma simples leitora, atentei que o nome do blog é “cinemas e temas”, então, nada mais interessante e apropriado do que falar um pouco sobre como surgiu o cinema, o nosso principal “objeto de estudo” aqui.
O cinema surgiu na mesma época da criação da fotografia, isso na segunda metade do século XIX. Segundo algumas fontes, o jogo de sombras do teatro de marionetes oriental, aproximadamente 5.000 a. C. foi um dos mais remotos percussores do cinema. Posteriormente, a câmera escura e a lanterna mágica, a partir do século XVI. Sua história inicia oficialmente com a exibição pública das produções dos irmãos Lumière (1895) em Paris, que projetaram somente imagem numa tela grande. Era o cinema mudo.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS DOS PRIMEIROS FILMES DOS IRMÃOS LUMIÈRE

Os primeiros filmes eram do gênero documentário e ficção, e depois, já no século XX, as primeiras peças de teatro são filmadas, surgindo a comédia, o romance, a aventura e tantos outros gêneros que conhecemos atualmente.

CLIQUE AQUI E VEJA ENTREVISTA COM O CRÍTICO CELSO SABADIN SOBRE SEU LIVRO: "A BARULHENTA HISTÓRIA DO CINEMA MUDO"

Hollywood se consagra no período entre-guerras como a “fantástica fábrica de filmes”, com seus grandiosos estúdios e atores, tornando-se referência mundial na produção cinematográfica até os dias de hoje. Mas, graças à globalização, ou sei lá o que, produções de outros lugares estão conseguindo reconhecimento e um lugar ao sol, para mostrar seus trabalhos pelo mundo a fora.
O cinema sofreu muitas transformações e evoluções para ser como conhecemos hoje, formato 3D e não sei mais o que... Ele acompanhou a evolução do homem e suas descobertas, tornando-se um registro de determinado tempo histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário